O exemplo inabalável de fé de São Maximiliano Maria Kolbe
No dia 14 de agosto, a Igreja celebra o sacrifício inspirado por Deus de São Maximiliano Maria Kolbe, o mártir de Auschwitz que entregou corajosamente sua vida para salvar um companheiro prisioneiro.
Consagração total a Nossa Senhora
Desde seus primeiros anos como seminarista, o jovem Raimundo Kolbe demonstrou uma piedosa devoção à Santíssima Virgem Maria. Após uma visão de Nossa Senhora, fundou a Milícia da Imaculada para promover a consagração total a Ela como um caminho seguro à santidade. Orientando seus seguidores a “viver, trabalhar e rezar através de Maria, com Maria, em Maria e para Maria”, Kolbe espalhou amplamente a verdadeira devoção mariana. Sua vida foi um testemunho vivo desta espiritualidade.
Em Niepokalanów, na Polônia, Kolbe estabeleceu um mosteiro franciscano dedicado inteiramente a Maria. Milhares de pessoas de todo o mundo peregrinavam para este centro de oração e evangelização mariana. Por meio de seu trabalho missionário, Kolbe levou inúmeras almas a consagrar-se ao Imaculado Coração de Maria.
Defesa ardente da fé católica
O Padre Kolbe não hesitou em defender a verdadeira fé contra as heresias modernas. Viu o ateísmo comunista como uma ameaça grave à civilização cristã e denunciou seus perigos através de seus escritos e rádio. Também alertou contra o liberalismo e relativismo que corrompiam os valores católicos.
Martírio em Auschwitz
Preso pelos nazistas em 1941, Kolbe ofereceu heroicamente sua vida no lugar de outro prisioneiro condenado à morte em Auschwitz. Enfrentou o martírio com coragem serena, guiando seus companheiros no cântico do terço e hinos à Mãe de Deus. Sua entrega total a Nossa Senhora o sustentou neste calvário final. O sacrifício do Padre Kolbe representa o triunfo da caridade sobre o ódio e da fé sobre a morte.
Que por intercessão deste mártir mariano, possamos imitar sua coragem em defender nossa santa fé e devoção ardente à Santíssima Virgem, nossa Mãe e Rainha.
